portaria ministerial




Faculdade Pio XII - Biomedicina

Perguntas

  1. O que é Biomedicina?
    R: É a Ciência d os conteúdos teóricos e práticos relacionados com a saúde, doença e meio ambiente, com ênfase nas áreas de citopatologia, genética, biologia molecular, eco-epidemiologia das condições de saúde e dos fatores predisponentes à doença e serviços complementares de diagnóstico laboratorial em todas as áreas da biomedicina.

  2. O que faz o profissional Biomédico? Onde atua?
    R: Atua em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, exercendo atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises bromatológicas, análises ambientais, bioengenharia e análise por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

  3. O curso de Biomedicina da Faculdade Pio XII está autorizado pelo MEC?
    R: Sim. O curso de Biomedicina da Faculdade de Ciências Biomédicas do Espírito Santo (Faculdade Pio XII) foi autorizado pela portaria ministerial número 759 de 24 de março de 2004, publicado dia 26 de março de 2004 no Diário Oficial da União.

  4. Já existem outros cursos de Biomedicina? Onde?
    R: Sim, em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro. Veja os links das instituições que oferecem o curso.

  5. A profissão de Biomédico é regulamentada?
    R: Sim, a profissão de biomédico no Brasil está regulamentada pela lei n°6.684, de 3 de Setembro de 1979, pelo decreto n° 88.439, de 28 de junho de 1983 e pelas resoluções do Conselho Federal de Biomedicina.

  6. Qual a diferença entre os cursos de Biomedicina e o de Medicina?
    R: Não estão presentes no curso de Biomedicina algumas habilidades específicas do curso de medicina, tais como a realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos referentes ao atendimento ambulatorial e ao atendimento inicial das urgências e emergências.

  7. Qual a diferença entre os cursos de Biomedicina e o de Farmácia?
    R:
    Não estão presentes no curso de Biomedicina algumas habilidades específicas do curso de Farmácia, tais como o desenvolvimento de assistência farmacêutica e a gestão de serviços farmacêuticos de registro, autorização de produção, distribuição e comercialização de medicamentos, cosméticos e correlatos.

  8. Como faço para me inscrever?
    R: As inscrições serão realizadas entre 16 de Junho e 09 de Julho, na secretaria da Faculdade Pio XII. Para mais informações clique aqui.

  9. Qual o valor da mensalidade?
    R: O valor da mensalidade é de R$ 574,00

  10. Quais são as condições dos laboratórios?
    R: Os laboratórios para o curso de Biomedicina já estão sendo estruturados, através de parcerias e recursos próprios da Faculdade Pio XII.
    A Comissão Avaliadora do MEC resolveu em seu relatório final, que veio a autorizar o funcionamento do curso de Biomedicina, que "as instalações e laboratórios específicos atendem às necessidade da grade curricular formulada e apresentada em seu projeto pedagógico", pois os dois períodos iniciais são básicos e introdutórios.